Blog de utilidades p´ra pêélié a


Blog de utilidades lisboetas p´ra pêélie aprendentes

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Símbolos de Portugal



Ao pequeno almoço juntam-se sobre a mesa os "simbolos de Portugal", pensando-se quantos mais "símbolos" se podem mais juntar... O que juntarias?

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Braga






Depois da viagem de comboio e da noite dormida na residencial Avenida, o dia seguinte em Braga nasceu com chuvas fortes, sol e muita animação. Decorria a Braga Romana, uma festa que pretende recriar a Bracara Augusta. Mercado, petiscos e cortejo e imensa gente vestida à romano. Ainda assim, vale sempre a pena entrar no café Brasileira e Vianna.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Cabo da Roca





Palavras para quê?

As chuvas tardias conseguiram acordar o verde das vertentes da serra fazendo esquecer, para nosso contentamento, a secura do inverno.

Sapataria do Carmo




Até há bem pouco tempo quem passava pelo largo do Carmo encontrava uma sapataria tradicional cheia de modelos um pouco já fora de moda. Recentemente a loja mudou de mãos (um casal romeno, muito simpático), foi renovada, mantendo o mobiliário e objectos originais, e vende unicamente calçado português feito à mão. O calçado pode não ser acessível a todos, mas vale a pena ir ver a sapataria pelo bem sucedido trabalho de renovação.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Jantar






Jantar na Baixa em excelente companhia e disposição. Não faltaram os jaquinzinhos fritos para o Daehon, a alheira de Mirandela para o Ivan e as sardinhas assadas para a Graça. Ao Massimiliano foi servida a carne de porco à Alentejana. Por pouco ele ficou sem nada na travessa... Terminámos alegremente a noite no Bacalhoeiro.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Noite dos museus



18 de maio é o Dia Internacional do Museus, este ano sob o tema: MUSEUS NUM MUNDO DE MUDANÇA. No dia seguinte, a 19, vai decorrer a Noite dos Museus.

Vamos poder visitá-los até à meia noite e haverá atividades.



Museu da Electricidade, Belém

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Marionetas e formas animadas

Já está a decorrer o Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, até dia 20 de maio, em Lisboa.


Se virem pela cidade uns cabeçudos e gigantones, não se assustem, é o FIMFA!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Festival Alkantara


A palavra alcântara vem do árabe e significa ponte.
Festival de Mundos em Palco.
De 26 de maio a 10 de junho.



Espectáculo de 2010

Maio cinzento


Amendoreiras, em Castelo Melhor. Terra de xisto e granito.







Olaia entre oliveiras, em Almendra.


 

 






Os incontáveis pombais a pontuarem a paisagem.

Interior dum pombal em ruinas.


Castelo Rodrigo, Igreja Matriz.



Parte da serra da Marofa, à direita. Em Castelo Rodrigo.









Diz a lenda que um judeu chamado Zacuto viajava com Ofa, a sua filha única. Sendo ele muito rico, ao passar por estas terras, decidui comprar a serra de Castelo Rodrigo para aí cultivar a terra e construir a sua casa.

Ao saber da beleza de Ofa, Luís, um filho do fidaldo das Cinco Vilas quis conhecê-la, apaixonando-se de imediato. Isto causou grandes problemas a todos por causa das duas religiões que os separavam.

Nesse tempo, o rei D. Manuel I tinha ordenado a expulsão de todos os judeus que não se convertessem ao cristianismo, por isso Zacuto e Ofa tornaram-se cristãos-novos. Essa nova condição permitiu a Luís obter dos pais autorização para frequentar a casa de Zacuto e para namorar a sua filha.

O novo fidalgo sempre que ia ao alto da encosta dizia a sua mãe: «Vou amar Ofa». Era também esta a resposta que os seus amigos recebiam quando lhe perguntavam das intenções dos seus passeios, pelo que todos já afirmavam quando Luís passava pela povoação em direcção à encosta: «Vai amar Ofa».

Luís e Ofa vieram a casaram-se na Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Aguiar.

Foi assim que à serra de Castelo Rodrigo se passou a chamar Serra da Marofa.

Teatro Rápido


Por apenas 3 euros, o Teatro Rápido oferece peças de 15 minutos. Em Lisboa, rua Serpa Pinto, no Chiado.

Gravuras do Côa


















Arte rupestre, gravuras da Penascosa.